Brasão do Municipal de Terra Roxa-SP

O autor do símbolo foi idealizado pelo Dr. Lauro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, na administração do então Prefeito Dr. Arminto Marques.

A lei n.º 131, de 17 de setembro de 1973, criou o Brasão do município.

DESCRIÇÃO:
Escudo estilizado, como convém, um sol de goles, acompanhado de quatro flores-de-lis de blau e terrado de púrpura. O escudo é encimado por uma coroa mural de prata com oito torres, suas portas abertas de sable e traz como suporte, a dextra, um ramo de cafeeiro e a sinistra, um ramo de algodoeiro, ambos folhados e produzindo, ao natural, listel de prata, com o topônimo "Terra Roxa”, de goles.

SIMBOLISMO:
O escudo redondo, ou ibérico, era usado em Portugal na época do descobrimento do Brasil e sua adoção representa homenagem do município de Terra Roxa aos primeiros colonizadores da nossa Pátria. O metal prata, significa, na heráldica, felicidade, pureza, temperança, verdade, formosura, franqueza, integridade, lisura, e amizade. O sol simboliza a eternidade, grandeza, poder, providência, magnificência, fama, unidade e verdade, fator de fertilidade das terras ubérrimas do Município, e a cor goles, a audácia, valor, galhardia, nobreza conspícua, valentia, intrepidez, vitória e honra. A flor-de-lis é o símbolo de Nossa Senhora e evoca a Santíssima Padroeira de Terra Roxa; a cor blau indica a justiça, formosura, doçura, nobreza, recreação, vigilância, serenidade, constância, firmeza incorruptível, dignidade, zelo e lealdade. O terrado (parte inferior do escudo) de púrpura lembra a denominação do município e significa temperança, devoção, nobreza, grandeza, soberania, gravidade, abundância, tranquilidade, riqueza, dignidade, autoridade e liberdade. A coroa mural é o símbolo da emancipação política e de prata com oito torres, das quais unicamente cinco são visíveis, constitui a reservada as cidades; as portas abertas de sable evidenciam o caráter hospitaleiro do povo de Terra Roxa. O ramo de cafeeiro, a dextra, e o de algodoeiro, a sinistra, ambos produzindo, atestam a fertilidade das terras generosas de Terra Roxa e a riqueza agrícola de que constituíram, o café, principal produto no início e o algodão a força da economia atual. No listel o topônimo "Terra Roxa" identifica o município.

VOCABULÁRIO:
Goles - (do persa ghul) vermelho, róseo.
Blau - azul forte.
Púrpura - vermelho; matéria corante vermelho- escura, tirante a violeta.
A cor da púrpura - a cor vermelha.
Purpurear - tornar vermelho, avermelhar.
Topônimo - nome próprio de lugar.
Sable - (do polonês sabol e do russo zobol) preto.
Heráldica - arte ou ciência dos brasões.
Ubérrimas - muito férteis.
A dextra - a direita.
A sinistra - a esquerda.
Flor-de-lis - ornamento heráldico em forma de lírio estilizado.
Listel - moldura, filete.